Nos dias de hoje em que o ato de costurar está mais nas mãos das grandes confecções muita gente nem sabe o que é um Dedal.
Ele era usado pelas costureiras(os) para ajudar a empurrar a agulha no tecido sem se ferir. Acredito que ainda hoje nos ateliês de costura se usa dedal.
Mas nesse mundo atual tudo é industrializado ninguém mais aprende ou sabe costurar.
Eu não sei usar máquina de costura, já tentei , mas não tenho a destreza necessária com o pano e a costura sai toda torta. Desisti.
Mas sei pregar um botão e fazer uma barra de calça porque aprendi com as minhas mães Dona Filó e Waldomira (Dô) que durante muitos anos costurou para fora para sustentar a casa e era formada e diplomada numa escola de corte e costura. Acho que ainda hoje existem escolas que ensinam a costurar.
Esse Dedal de Prata da fotografia abaixo foi dado de presente no aniversário da Dô por sua mãe , a Dona Filó, no dia 30 de Novembro de 1943.
2 comentários:
Que coisa linda!!!!! Uma verdadeira jóia. Tem até o nome dela gravado. O desenho na prata me lembrou as peças de prata de Bali.
Por aí vê-se a valorização da profissão na época. O chamado "ofício" e que se mostrou tão importante no caso da Dô, a ponto de ser uma forma de sustento.
Belíssima recordação.
Belíssima recordação.
Postar um comentário