sexta-feira, 17 de abril de 2020

Dedal de Prata.

Nos dias de hoje em que o ato de costurar está mais nas mãos das grandes confecções muita gente nem sabe o que é um Dedal.
Ele era usado pelas costureiras(os) para ajudar a empurrar a agulha no tecido sem se ferir. Acredito que ainda hoje nos ateliês de costura se usa dedal.
Mas nesse mundo atual tudo é industrializado ninguém mais aprende ou sabe costurar. 
Eu não sei usar máquina de costura, já tentei , mas não tenho a destreza necessária com o pano e a costura sai toda torta. Desisti.
Mas sei pregar um botão e fazer uma barra de calça porque aprendi com as minhas mães Dona Filó e Waldomira (Dô) que durante muitos anos costurou para fora para sustentar a casa  e era formada e diplomada  numa escola de corte e costura. Acho que ainda hoje existem escolas que ensinam a costurar.
Esse Dedal de Prata da fotografia abaixo foi dado de presente no aniversário da Dô por sua mãe , a Dona Filó, no dia 30 de Novembro de 1943.
Nos dias de hoje me sinto honrada de usar um dedal de prata que herdei e que tem 77 anos de idade !  


2 comentários:

Marilda Peres disse...

Que coisa linda!!!!! Uma verdadeira jóia. Tem até o nome dela gravado. O desenho na prata me lembrou as peças de prata de Bali.
Por aí vê-se a valorização da profissão na época. O chamado "ofício" e que se mostrou tão importante no caso da Dô, a ponto de ser uma forma de sustento.
Belíssima recordação.
Belíssima recordação.

Marilda Peres disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande ., SP, Brazil
Historiadora por profissão. Escritora por destino .Viajante no mundo por acaso. Fotógrafa amadora por paixão.