Fiquei sabendo na época as regiões onde viveram meus ancestrais:
Comecei uma pesquisa onde descobri que descendia dos Celtas da região da Galícia, Astúrias, Cantábria, enfim, toda a região norte da atual Espanha. Descobri também que esses Celtas viajaram pelo Oceano Atlântico e navegaram pelo Mar da Irlanda , passando pelo País de Gales e chegando até a Escócia. Faltava saber sobre os Gregos e os italianos.
Os 'Gregos' foram assim chamados pelos romanos. Eles viviam numa península formada por centenas de ilhas a qual chamavam de Hélade e a si próprios de Helenos ou Helênicos. Viviam em grupos, clãs ou tribos e eram conhecidos por Jônios, Aqueus, Dórios , etc. Eles não tinham um governo único central. Cada tribo formou sua cidade-estado. A mais mais famosa cidade-estado por causa dos seus filósofos , chamava-se Atenas.O que os unia era a língua e a religião. Viviam no sul da Península Balcânica e sua economia era baseada na agricultura, na extração de metais e principalmente no comércio com os outros povos da região , como os Fenícios e os Cartagineses .
Um grupo de Jônios conhecidos por Fóceos (por terem como símbolo uma foca) se expandiu para a Ásia Menor através do Mar Egeu e se instalou na região onde fica hoje o porto de Esmirna/Izmir na Turquia e as ruínas da cidade de Ephesus. Comerciantes, navegaram pelo Mar Mediterrâneo fundando colônias no sul da Península Itálica, nas ilhas da Sicília e da Córsega; fundaram a cidade de Marcília ( Marselha na França) e chegaram até a região nordeste da Península Ibérica fundando uma colônia que chamaram de Εμπόριον, Emporion, Ampúrias , atual Girona na Cataluña.
A colônia ficava na foz do rio Ebro , em grego, "Iber", daí o nome da região dado por eles de Ibéria , hoje a Espanha. Foram esses gregos/fóceos da Asia Menor (atual Turquia) que provavelmente subiram o rio Ebro até sua nascente na Cordilheira Cantábrica e entraram em contato com os Celtas da região. Essa mistura toda acabou dando no cadinho genético que me formou.
Ismirna
Ruínas da Ephesus
obs: FOTOS MINHAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário