sexta-feira, 26 de abril de 2013

Descobrindo Jurassic Coast.



Sempre fui curiosa e não consigo ver um filme, documentário ou série que eu não vá pesquisar para saber o lugar onde a história se passa. Hoje em dia a internet ajuda demais e o Google Earth consegue fazer a gente viajar para qualquer lugar do globo e às vezes até andar pelas ruas de algumas cidades.

Já viajei até Ystad, no sul da Suécia, com  a excelente série Wallander e agora estou encantada por descobrir um lugar incrível na Inglaterra assistindo a série Broadchurch. Com ela descobri a região sudoeste da Inglaterra e Dorset, mais especificamente a Jurassic Coast. Lugar maravilhoso. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Uma história de mais de 185 milhões de anos que é contada através de fósseis pré-históricos de animais e peixes do Período Jurássico que podem ser  encontrados ainda hoje por lá.
Quem sabe um dia eu verei esses lugares de perto e caminharei por toda a trilha da Jurassic Coast. Sonhar é o primeiro passo para realizar.

 










Tempo.

"Não existe passado nem futuro na nossa vida. A vida é só no presente."                                           

domingo, 21 de abril de 2013

Fechando o domingo com Fernando Pessoa.


Não sei ser triste a valer
Nem ser alegre deveras.
Acreditem: não sei ser.
Serão as almas sinceras
Assim também, sem saber?
Ah, ante a ficção da alma
E a mentira da emoção,
Com que prazer me dá calma
Ver uma flor sem razão
Florir sem ter coração!
Mas enfim não há diferença.
Se a flor flore sem querer,
Sem querer a gente pensa.
O que nela é florescer
Em nós é ter consciência.
Depois, a nós como a ela,
Quando o Fado a faz passar,
Surgem as patas dos deuses
E a ambos nos vêm calcar.
Está bem, enquanto não vêm
Vamos florir ou pensar.

terça-feira, 16 de abril de 2013

A viagem de carro de São Paulo até Santos durava 36 horas , hoje 36 minutos.


Rose Saconi
 
No dia 16 de abril de 1908, quatro aventureiros, acompanhados do repórter do Estado Mário Cardim, levaram 36 horas e meia para atravessar, pela primeira vez num automóvel, o Caminho do Mar, entre São Paulo e Santos.
O incentivador da façanha foi o então esportista Antônio Prado Júnior, que mais tarde seria prefeito do Rio de Janeiro. No “raid”,como foi chamada a aventura, foram utilizados dois veículos: um Motobloc de 30 cavalos, de propriedade de Clóvis Glicério, e um Sizaire et Naudin, fabricado sob encomenda para Prado Júnior, que queria um carro alto para enfrentar à precária estrada que ligava São Paulo ao porto.
"Decididamente ousada iniciativa do dificílimo raid automobilistico Rio-S.Paulo. Se os caminhos estiverem em boas condições, os excursionistas pretendem chegar a Santos ao anoitecer de hoje", escreveu o Estado no dia da partida.
O Estado de S. Paulo - 19/4/1938
Em 1938, durante a comemoração do 30.º aniversário da travessia, foi afixada a placa de bronze na entrada de Santos, com os dizeres: “Aqui se concluiu em 17/04/1908 a primeira viagem de automóvel São Paulo-Santos feita por Antônio Prado Júnior, Mário Cardim, Clóvis Glycério, Bento Canabarro. 17/04/1938”. 

Acervo Estadão.

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande ., SP, Brazil
Historiadora por profissão. Escritora por destino .Viajante no mundo por acaso. Fotógrafa amadora por paixão.