Existem diversos poderes: o poder político, o poder religioso, o poder econômico, etc. Mas foi apenas depois de ler a grande professora Marilena Chauí é que aprendi que existia um poder a mais : o poder do saber.
O poder daquele que sabe sobre aquele que não sabe.
Esse poder se revela quando vemos que a educação nunca foi e pelo que se tem acompanhado nunca será um direito de todos.
Saber é para poucos . A ignorância é manipulável!
Hoje li estarrecida que a presidenta da Argentina Cristina Kirchner assinou um decreto de revisão da história daquele país. Poderia-se pensar que ela estaria ajudando a Argentina a contar melhor a história dos anos de ditadura , mas não ! Esse decreto vem apenas a favor dela mesma e do partido que ela representa Partido Justicialista mais conhecido como Partido Peronista .
A revisão histórica proposta por ela vai enaltecer personagens como Evita Perón e apagar fatos como a ajuda da Argentina aos criminosos nazistas dada pelo peronismo.
Como historiadora repudio essa manobra da presidenta da Argentina e como cidadã torço para que o país que teve coragem , antes do Brasil , de punir seus carrascos da ditadura militar, se levante e exija que a sua história não seja novamente manipulada.
O começo de todos os regimes totalitários foi assim : com uma perigosa "revisão histórica" .
Cuidado hermanos argentinos com o Poder do Saber !
Bertha Solares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário