quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fim do Jornal da Tarde.

Ontem saiu a última edição do Jornal da Tarde de São Paulo. Nos anos 70 eu lia esse jornal porque gosto muito de fotografia e ele dava ênfase as imagens, as vezes em detrimento do texto. Algumas capas entraram para a história . Faz muitos anos que eu não lia mais esse jornal, mas é sempre triste pensar que os jornais impressos estão acabando. Reflexo dos tempos modernos e do surgimento de mídias mais rápidas. Os tempos mudam.




Última Edição.

sábado, 13 de outubro de 2012

As Três Graças.



Na mitologia grega, as Graças ou Cárites ( do grego antigo Χάρις) são as deusas do encantamento, da beleza, da natureza, da criatividade humana e da fertilidade da dança. Eram filhas de Zeus e Hera, segundo umas versões, e de Zeus e da deusa Eurínome, segundo outras. As três graças são:
Aglaia (em grego antigo γλαΐα, ‘a resplandecente’, ‘a que brilha’, ‘a esplendorosa’, ‘a esplêndida’) era a mais jovem e bela das três Cárites. Simbolizava a inteligência, o poder criativo e a intuição do intelecto.
Tália (em grego Θάλεια, "a que traz flores") Deusa do brotar das flores, era bela e graciosa.
Eufrosina (em grego Ευφροσυνη, "o sentido da alegria") Personificação da alegria, era bela e graciosa. 

Eu tenho uma ligação pessoal com as Três Graças .Parece que não só eu porque   pintores e escultores através dos tempos  se esforçaram por representá-las.  Desde um afresco, nas paredes que resistiram em pé, na cidade de Pompéia, passando por Botticelli , Rubens, etc até chegar em Picasso e a arte moderna. São esculturas e pinturas, mas  não interessa a forma porque elas sempre aparecem belas.Veja e click nas fotos para ver melhor.


















A arte em dois tempos . Séc.XVI e XX.

Artemísia Gentileschi e Richard Estes. 


Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande ., SP, Brazil
Historiadora por profissão. Escritora por destino .Viajante no mundo por acaso. Fotógrafa amadora por paixão.