domingo, 9 de novembro de 2014

25 anos da Queda do Muro de Berlim.

 1 hora da manhã, 13 de agosto de 1961, domingo: sob o comando do Erich Honecker, soldados foram posicionados a cada dois metros ao longo de toda a fronteira interna de Berlim. Enquanto isso, outras tropas cercavam a parte ocidental com arame farpado e mais bloqueios. A iluminação nas ruas próximas foi desligada enquanto o trabalho era feito.
68 dos 81 pontos de cruzamento entre as zonas soviética e as outras foram fechadas, além das 193 ruas que atravessavam as fronteiras. Linhas de metrô (U-Bahn) e de trem (S-Bahn) foram interrompidas. Às 6h, Berlim amanhecia fisicamente dividida.
Com a construção da barreira física entre as áreas, vizinhos foram, de repente, separados e impedidos de atravessar de um lado para outro.
O caso da Bernauer Straße uma rua no bairro de Prenzlauer Berg, foi um dos mais notáveis: ela foi partida ao meio. Atualmente, no local há um memorial do Muro.
No final, havia, pelo menos, um muro de contenção, duas cercas, uma barreira antiveículos, arames farpados e torres de observação. Essa área entre os muros ficou conhecida como “faixa da morte”: o objetivo era dificultar ao máximo a passagem para o outro lado.
 Em 9 de novembro de 1989, o governo da RDA recém empossado de Egon Krenz tentava controlar as seguidas manifestações por mudança. Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz do governo, Günter Schabowski, anunciou que qualquer cidadão poderia atravessar a fronteira da Alemanha Oriental sem autorização prévia. A medida só valeria a partir do dia seguinte Ele acabou dizendo que a norma entraria em vigor imediatamente. Foi o suficiente para que uma multidão se aglomerasse em frente aos postos de controle em Berlim. Era quase meia-noite quando sem conseguir segurar o público, os guardas liberaram a passagem. Era o fim do Muro.
Abaixo fotos da construção do muro e da derrubada dele.Click em cima da foto e abra o álbum para visualizar melhor.


















Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande ., SP, Brazil
Historiadora por profissão. Escritora por destino .Viajante no mundo por acaso. Fotógrafa amadora por paixão.