quarta-feira, 2 de junho de 2010

JUNHO E AS FESTAS JUNINAS !

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países históricamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".
Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são realizadas também na Irlanda, partes da Grã-Bretanha como a Cornualha, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia,  Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.
Em todos os lugares a fogueira é um dos símbolos mais importantes. Elas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. A fogueira do dia de "Midsummer" (24 de junho) tornou-se a partir da Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João .

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande ., SP, Brazil
Historiadora por profissão. Escritora por destino .Viajante no mundo por acaso. Fotógrafa amadora por paixão.